BOLSAS DE ESTUDOS - FHO|UNIARARAS

O Programa

O Programa de Bolsas da FHO|Uniararas oferece bolsas de estudos parciais (50%) para todos os cursos e bolsas integrais para os cursos diurnos. O benefício é destinado exclusivamente aos alunos ingressantes que não tenham qualquer vínculo acadêmico com a Instituição por ocasião da inscrição, e que não sejam portadores de diploma de ensino superior. Para concorrer o candidato deve participar de uma prova classificatória em data definida no edital.

Os requisitos para participar do programa são similares aos do Prouni. A bolsa será destinada:

1. Ao estudante que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral;

2. Ao estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição particular, na condição de bolsista integral;

3. Ao estudante portador de deficiência, nos termos da lei;

4. Ao professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3º do Decreto nº 5493, de 2005.

Para a definição do percentual de bolsa, é adotado o seguinte critério:

» Bolsa Integral: possuir renda familiar não superior a um e meio salários mínimos por pessoa;

» Bolsa Parcial (50%): possuir renda familiar não superior a três salários mínimos por pessoa.

Ao efetuar a inscrição o candidato poderá indicar até 02 (duas) opções entre curso, turno e percentual de bolsa.

Leia atentamente o edital para conhecer as regras, cursos e vagas disponíveis.

Calendário

Período de Inscrição Dia da Prova Horário da Prova Resultado
01/12/2014 a 15/01/2015 18/01/2015 09h00 às 12h00 30/01/2015

Candidatos com necessidades especiais

A FHO|Uniararas disponibiliza aos candidatos com necessidades especiais todo o apoio e recursos necessários para que possam participar do Vestibular de forma adequada e tranquila.

Ao fazer a inscrição, é de responsabilidade do candidato informar o tipo de deficiência, bem como os recursos necessários.

Para isso, solicitamos aos candidatos nesta situação que realizem sua inscrição com antecedência mínima de 10 (dez) dias antes da data da prova, realizando o pagamento da respectiva taxa de inscrição, quando for o caso.

Respeitadas as condições acima, a Coordenação do Processo Seletivo tomará as medidas necessárias.

Solicitamos aos candidatos que entrem em contato com a Coordenação do Processo Seletivo logo após a realização de sua inscrição para informar sua condição.

Contato:
processoseletivo@uniararas.br | (19) 3543-1436

Dúvidas Frequentes

É necessário ter participado do Enem?
Para participar deste programa não é necessário que o interessado tenha realizado o Enem.

Para ter direito à bolsa, preciso prestar o Processo Seletivo/Vestibular?
Não, os processos são independentes. Porém, se o candidato também desejar participar do vestibular para garantir sua vaga, caso não seja contemplado com a bolsa, poderá se inscrever nos dois processos. A inscrição para a prova de bolsa é gratuita e, para o vestibular, terá o custo de R$ 60,00 (sessenta reais).

E se eu for contemplado com uma Bolsa Parcial (50%) e, posteriormente, com uma Bolsa Integral pela FHO|Uniararas ou pelo Prouni?         
Nos casos em que o candidato venha a ser classificado posteriormente com bolsa integral, terá seu direito assegurado, sendo o percentual de bolsa ajustado.

Como será a classificação?
A distribuição das bolsas se dará através de classificação em concurso, constituído por uma prova objetiva com 50 testes de múltipla escolha - versando sobre Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, Ciências Sociais e Inglês - e uma redação. Os candidatos serão pré-selecionados na ordem decrescente da média, em apenas uma das opções de curso efetuadas, observados a ordem escolhida por ocasião da inscrição, a nota de corte estabelecida pela Instituição para o curso e turno e o limite de bolsas disponíveis.

O candidato será avaliado por sua média, obtida a partir da prova e da redação, considerando a fórmula:

Nota = (Redação* x 10) + (Prova** x 2)
2

* Redação: nota 0 a 10.
** Prova: nota 0 a 50 (01 ponto por questão correta).

Depois de classificado, minha bolsa está garantida?
Ainda não. A pré-seleção no concurso é apenas a primeira etapa e assegura ao candidato a expectativa de direito à bolsa. Após esta etapa o candidato deverá passar pela fase de comprovação das informações socioeconômicas exigidas no edital. Assim, os pré-selecionados deverão acessar a área do candidato no site da FHO|Uniararas e preencher a Ficha Cadastral, o Questionário Socioeconômico e o Relatório de Bolsa. Ao final, deverão imprimir o Relatório de Bolsa, juntando os documentos nele solicitados para cada membro da família, e comparecer à Instituição para comprovação das informações prestadas, conforme calendário.

Importante: A Instituição poderá, a qualquer tempo, solicitar outros documentos para comprovação das informações prestadas pelo candidato.

Deixe aqui seu cadastro para ser lembrado do início das inscrições.