BOLSAS DE ESTUDOS - FHO|UNIARARAS

O Programa

Este programa oferece bolsas de estudos Integrais para os cursos diurnos e Parciais (50%) para todos os cursos.

As bolsas são destinadas exclusivamente aos alunos ingressantes do ano corrente que não tenham qualquer vínculo acadêmico com a Instituição por ocasião da inscrição, e os requisitos para participar do programa são similares aos do Prouni.

Para concorrer a uma bolsa Integral o candidato deve ter renda familiar per capita menor ou igual a 1 ½ (um e meio) salários mínimos; e para concorrer a uma bolsa parcial a renda familiar não pode superar 03 (três) salários mínimos por pessoa.

Além disso, o candidato deverá atender a pelo menos uma das condições a seguir:

» Ter cursado todo o ensino médio em escola pública, ou em particular com bolsa integral;
» Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
» Ser portador de deficiência;
» Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3º do Decreto nº 5493, de 2005.

Dúvidas Frequentes

É necessário ter participado do ENEM?
Não. A nota do Enem não é utilizada por este Programa.

Para ter direito à bolsa, é preciso prestar o Processo Seletivo/Vestibular?
Não, os processos são independentes. Porém, se o candidato também deseja participar do vestibular para garantir sua vaga, caso não seja contemplado com a bolsa, poderá se inscrever nos dois processos. A inscrição para a prova de bolsa é gratuita, e, para o vestibular, terá o custo previsto no respectivo edital.

Como será a classificação?
O candidato indicará até 02 (duas) opções de curso em sua inscrição. A distribuição das bolsas se dará através de classificação em ordem decrescente de pontuação obtida pelo candidato no concurso. O concurso será composto por uma Prova objetiva com 50 testes de múltipla escolha versando sobre Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês e uma redação.

O candidato será avaliado por sua média, obtida a partir da prova e da redação, considerando a fórmula:

Nota = (Redação* x 10) + (Prova** x 2)
2

* Redação: nota de 0 a 10
** Prova: nota de 0 a 50 (1 ponto por questão correta)

Depois de classificado, minha bolsa está garantida?

Ainda não. A pré-seleção no concurso é apenas a primeira etapa e assegura ao candidato a expectativa de direito à bolsa. Após esta etapa o candidato deverá passar pela fase de comprovação das informações socioeconômicas exigidas no edital.

Assim, o candidato pré-selecionado deverá acessar a área do candidato no site da FHO|Uniararas e preencher a Ficha Cadastral, o Questionário Socioeconômico e o Relatório de Bolsa. Ao final, deverá imprimir o Relatório de Bolsa, juntando os documentos nele solicitados para cada membro da família, e comparecer à Instituição para comprovação das informações prestadas, conforme calendário abaixo.

Importante: a Instituição poderá, a qualquer tempo, solicitar outros documentos para a comprovação das informações prestadas pelo candidato.