Alunos de Biologia da FHO participam de estudo de campo em Manaus
Terça-Feira - 23 de janeiro de 2018

Em dezembro do ano passado, trinta estudantes do curso de Biologia da FHO embarcaram por quatro dias em uma viagem rumo a Manaus, para conhecer a maior floresta tropical do mundo. Além disso, a prática teve como objetivo levar os graduandos a compreenderem este ambiente, rico em biodiversidade, e a ver de perto os desafios de conservação do local.

O caminho até a floresta envolveu vários meios de transporte, dada a sua localização entre rios: avião em São Paulo; ônibus de Manaus à Novo Airão, que é a porta de entrada para o Parque Nacional de Anavilhanas e para o Parque Nacional do Jaú; e, finalmente, uma embarcação que percorreria uma vasta extensão do Rio Negro.

As atividades de observação duraram o dia todo por terra, e a noite pelos rios, com focagem noturna para observar a rica fauna amazônica. Os alunos também puderam conhecer uma base flutuante do ICMBio, responsável pela fiscalização, proteção da área e importante centro de pesquisa ambiental. "E na hora de dormir, era no barco mesmo! Organizados em rede e sem perder o brilho nos olhos, os futuros biólogos esperavam o dia amanhecer bonito no leito do rio", contou a professora Daiane Carreira, que acompanhou a turma durante a viagem. "As experiências de campo são fundamentais para a formação de biólogos críticos, práticos e com uma visão multidisciplinar. Conhecer e desfrutar do maior Bioma brasileiro, extremamente ameaçado, é uma oportunidade única. Temos certeza que essa experiência ficará marcada na vida dos nossos estudantes", disse ela.