Alunos realizam campanha de orientação sobre Asma na Clínica de Fisioterapia . A atividade f">
Alunos realizam campanha de orientação sobre Asma na Clínica de Fisioterapia
Quarta-Feira - 04 de julho de 2018

No início de junho, alunos do curso de Fisioterapia da FHO realizaram uma campanha de orientação sobre a asma e o controle dos fatores desencadeantes, como parte avaliativa da disciplina de "Fisioterapia Pneumofuncional II". A atividade foi orientada pelas professoras Dra. Cristina Aparecida Veloso Guedes e Esp. Giulia Iracelis Passarini da Silva e realizada em parceria com os setores de estágio em Saúde Coletiva e Cardiorrespiratório e Doenças Crônicas.

O projeto teve como objetivo conscientizar os pacientes no setor Cardiorrespiratório da Clínica de Fisioterapia sobre a asma, mostrando como é possível conviver com a mesma, a importância da adesão ao tratamento farmacológico e não farmacológico e como controlar os fatores desencadeantes, reduzindo crises. Para isso, foi realizada uma explicação simples para conscientizar os pacientes sobre a patologia, seguida de uma dinâmica com mitos e verdades sobre a doença envolvendo todos os presentes.

Para os alunos César Honório, Letícia de Lima, Raul Wiltler e Taynara Teixeira de Lima, responsáveis pela atividade, a campanha teve pontos positivos, incluindo a oportunidade dada aos discentes de demonstrar os conhecimentos sobre a patologia para os pacientes. "Experiências como estas nos ajudam a criar uma afinidade, não só com o assunto abordado, mas também com os pacientes, e nos fazem sentir ainda mais capazes e seguros na prática das atividades".